Você sabe como interpretar as etiquetas das centrais Bosch Motronic?
Diversos fabricantes produzem Unidades de Comando do Motor, também conhecidas como UCE ou ECU, e a Bosch é uma das principais. Neste artigo, abordaremos as diferenças e características dos sistemas de injeção Bosch utilizados no Brasil e como identificar os diferentes tipos de centrais.
Principais tipos de centrais de injeção Bosch:
- Central de injeção tipo M
- Central de injeção tipo ME
- Central de injeção tipo MEV
- Central de injeção tipo MED
- Central de injeção tipo MEVD
Existem também as centrais de injeção e transmissão, como:
- Central de injeção/transmissão MG
- Central de injeção/transmissão MEG
Identificando a Central de Injeção Bosch do Tipo M
A central de injeção tipo M se tornou comum no mercado brasileiro a partir de 1992, especialmente em veículos da Chevrolet, Fiat e Citroën. Uma característica marcante dessas centrais é a presença do sensor de posição da borboleta (TPS) e o atuador de marcha lenta.
Exemplos de veículos com a central tipo M incluem:
- Chevrolet Omega 3.0 12V 6Cil. 165cv (C30NE)/M 1.5.1
- Fiat Tempra 2.0 8V Turbo 165cv (159B7011)/M 1.5.2
- Chevrolet Vectra A 2.0 8V 116cv (C20NE)/M 1.5.1
- Chevrolet S10 2.4 8V MPFI 128cv (C24SE)/M 1.5.4
Além disso, alguns veículos de montadoras chinesas mais recentes ainda utilizam essa central, como:
- Chery QQ 1.1 16V 68cv (SQR472F)/M 1.5.4
- Effa-Hafei M100 1.0 8V 47cv (DA465Q)/M 1.5.4
Identificando a Central de Injeção Bosch do Tipo ME
A partir de 1995, marcas como Fiat, Ford, Hyundai, Mercedes-Benz, Renault e Volkswagen começaram a utilizar a central do tipo ME, trazendo mais tecnologia e controle eletrônico. Com o corpo de borboleta eletrônico, essa central eliminou a necessidade do cabo de acelerador.
Exemplos de veículos com a central ME:
- Volkswagen Fox 1.0 8V TEC
- Renault Kwid 1.0 12V SCe Flex 66/70cv (B4D-402)/ME 17.9.23
- Volkswagen Golf 2.0 8V 116cv (BER)/ME 7.5.10
- Fiat Mobi 1.0 8V Fire EVO Flex 73/75cv (310A1011)/ME 17.3.0
Identificando a Central de Injeção Bosch do Tipo MEV
Utilizada a partir de 2005, a central MEV equipa veículos da BMW e Mini Cooper, com a letra V indicando a presença do sistema VANOS (variador de fase), associando-se ao corpo de borboleta eletrônico.
Exemplos de veículos com a central MEV:
- BMW X1 sDrive18i (E84) 2.0 16V 150cv (N46B20)/MEV9.2
- Mini Cooper (R56) 1.6 16V 118cv (N12B16)/MEV17.2
Identificando a Central de Injeção Bosch do Tipo MED
Com o crescimento dos veículos com injeção direta de combustível no Brasil a partir de 2006, a central do tipo MED se tornou uma referência, com a letra D indicando essa tecnologia de injeção direta. Essa central é utilizada por Audi, Volkswagen, Peugeot, Citroën, Mercedes-Benz, Land Rover, entre outros.
Exemplos de veículos com a central MED:
- Volkswagen Tiguan 2.0 16V TSI 200cv (CCTA)/MED 17.5
- Mini Cooper S (R56) 1.6 16V Turbo 174cv (N14B16)/MED17.2
Identificando a Central de Injeção Bosch do Tipo MEVD
A partir de 2011, veículos da BMW e Mini Cooper passaram a utilizar a central MEVD, combinando a injeção direta com o variador de fase. A letra V refere-se ao sistema Vanos e a letra D à injeção direta.
Exemplos de veículos com a central MEVD:
- Mini John Cooper Works Hatch (F56) 2.0 16V Turbo 231cv (B48A20)/MEVD 17.2.3
- BMW 328i (F30) 2.0 16V Turbo 245cv (N20B20)/MEVD 17.2
Identificando as Centrais de Injeção e Transmissão Bosch MG e MEG
Em 2008, a Kia lançou veículos com a central MG, e a partir de 2012, a Hyundai equipou alguns modelos com a central MEG, onde a letra G indica a integração do sistema de transmissão.
Exemplos de veículos com centrais MG e MEG:
- Kia Picanto 1.1 12V 64cv Automático (G4HG)/MG7.9.8
- Hyundai Creta e Azera equipados com a central MEG
Para mais informações, diagramas e suporte técnico atualizado, conte com a CarroTec.