Centrais de Injeção Eletrônica da marca Bosch, saiba como identificar através da etiqueta.

29 de outubro de 2024

Você sabe como interpretar as etiquetas das centrais Bosch Motronic?

Diversos fabricantes produzem Unidades de Comando do Motor, também conhecidas como UCE ou ECU, e a Bosch é uma das principais. Neste artigo, abordaremos as diferenças e características dos sistemas de injeção Bosch utilizados no Brasil e como identificar os diferentes tipos de centrais.

Principais tipos de centrais de injeção Bosch:

  • Central de injeção tipo M
  • Central de injeção tipo ME
  • Central de injeção tipo MEV
  • Central de injeção tipo MED
  • Central de injeção tipo MEVD

Existem também as centrais de injeção e transmissão, como:

  • Central de injeção/transmissão MG
  • Central de injeção/transmissão MEG

Identificando a Central de Injeção Bosch do Tipo M

A central de injeção tipo M se tornou comum no mercado brasileiro a partir de 1992, especialmente em veículos da Chevrolet, Fiat e Citroën. Uma característica marcante dessas centrais é a presença do sensor de posição da borboleta (TPS) e o atuador de marcha lenta.

Exemplos de veículos com a central tipo M incluem:

  • Chevrolet Omega 3.0 12V 6Cil. 165cv (C30NE)/M 1.5.1
  • Fiat Tempra 2.0 8V Turbo 165cv (159B7011)/M 1.5.2
  • Chevrolet Vectra A 2.0 8V 116cv (C20NE)/M 1.5.1
  • Chevrolet S10 2.4 8V MPFI 128cv (C24SE)/M 1.5.4

Além disso, alguns veículos de montadoras chinesas mais recentes ainda utilizam essa central, como:

  • Chery QQ 1.1 16V 68cv (SQR472F)/M 1.5.4
  • Effa-Hafei M100 1.0 8V 47cv (DA465Q)/M 1.5.4

Identificando a Central de Injeção Bosch do Tipo ME

A partir de 1995, marcas como Fiat, Ford, Hyundai, Mercedes-Benz, Renault e Volkswagen começaram a utilizar a central do tipo ME, trazendo mais tecnologia e controle eletrônico. Com o corpo de borboleta eletrônico, essa central eliminou a necessidade do cabo de acelerador.

Exemplos de veículos com a central ME:

  • Volkswagen Fox 1.0 8V TEC
  • Renault Kwid 1.0 12V SCe Flex 66/70cv (B4D-402)/ME 17.9.23
  • Volkswagen Golf 2.0 8V 116cv (BER)/ME 7.5.10
  • Fiat Mobi 1.0 8V Fire EVO Flex 73/75cv (310A1011)/ME 17.3.0

Identificando a Central de Injeção Bosch do Tipo MEV

Utilizada a partir de 2005, a central MEV equipa veículos da BMW e Mini Cooper, com a letra V indicando a presença do sistema VANOS (variador de fase), associando-se ao corpo de borboleta eletrônico.

Exemplos de veículos com a central MEV:

  • BMW X1 sDrive18i (E84) 2.0 16V 150cv (N46B20)/MEV9.2
  • Mini Cooper (R56) 1.6 16V 118cv (N12B16)/MEV17.2

Identificando a Central de Injeção Bosch do Tipo MED

Com o crescimento dos veículos com injeção direta de combustível no Brasil a partir de 2006, a central do tipo MED se tornou uma referência, com a letra D indicando essa tecnologia de injeção direta. Essa central é utilizada por Audi, Volkswagen, Peugeot, Citroën, Mercedes-Benz, Land Rover, entre outros.

Exemplos de veículos com a central MED:

  • Volkswagen Tiguan 2.0 16V TSI 200cv (CCTA)/MED 17.5
  • Mini Cooper S (R56) 1.6 16V Turbo 174cv (N14B16)/MED17.2

Identificando a Central de Injeção Bosch do Tipo MEVD

A partir de 2011, veículos da BMW e Mini Cooper passaram a utilizar a central MEVD, combinando a injeção direta com o variador de fase. A letra V refere-se ao sistema Vanos e a letra D à injeção direta.

Exemplos de veículos com a central MEVD:

  • Mini John Cooper Works Hatch (F56) 2.0 16V Turbo 231cv (B48A20)/MEVD 17.2.3
  • BMW 328i (F30) 2.0 16V Turbo 245cv (N20B20)/MEVD 17.2

Identificando as Centrais de Injeção e Transmissão Bosch MG e MEG

Em 2008, a Kia lançou veículos com a central MG, e a partir de 2012, a Hyundai equipou alguns modelos com a central MEG, onde a letra G indica a integração do sistema de transmissão.

Exemplos de veículos com centrais MG e MEG:

  • Kia Picanto 1.1 12V 64cv Automático (G4HG)/MG7.9.8
  • Hyundai Creta e Azera equipados com a central MEG

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