O Volkswagen T-Cross, lançado em fevereiro de 2019, passou por poucas mudanças nos últimos cinco anos. Agora, em sua versão 2025, o SUV chega reestilizado no auge de sua popularidade. Em 2023, o T-Cross liderou as vendas da categoria com 72.440 unidades vendidas e, até abril de 2024, continua na liderança com 19.082 emplacamentos, segundo dados da Fenabrave. Para os concorrentes, a notícia não é boa: o líder do mercado melhorou e manteve os preços inalterados, pelo menos por enquanto.
Produzido em São José dos Pinhais (PR), o T-Cross 2025 está disponível inicialmente em três versões: 200 TSI (R$ 142.990), Comfortline (R$ 160.990) e Highline (R$ 175.990). Os preços são os mesmos da linha 2024. A versão Sense, ainda com o visual antigo, custa R$ 119.890.
Os motores permanecem inalterados: um 1.0 TSI de 20,4 kgfm e até 128 cv nas versões 200 TSI e Comfortline, e um 1.4 TSI de 25,5 kgfm e até 150 cv na versão Highline. Todas as versões vêm com câmbio automático de seis marchas, sem opção de câmbio manual, descontinuado em setembro de 2021.
Histórico de vendas do T-Cross
Ano | Emplacamentos | Posição no ranking (SUVs) |
---|---|---|
2019 | 37.081 | 6º lugar |
2020 | 60.119 | 1º lugar |
2021 | 62.307 | 4º lugar |
2022 | 65.341 | 2º lugar |
2023 | 72.441 | 1º lugar |
2024 (até abril) | 19.082 | 1º lugar |
O T-Cross 2025 nacional não recebeu o motor 1.5 TSI Evo2 do modelo europeu, que deve ser oferecido com o câmbio DSG de dupla embreagem de sete marchas e potencialmente em versões híbridas leves (MHEV) de 48V para melhorar o consumo de combustível.
Em termos de equipamentos, o T-Cross 2025 está bem equipado em todas as suas versões. A 200 TSI inclui uma central multimídia com tela de 10,1 polegadas, painel digital de 8 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, detector de fadiga, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, rodas de liga leve de 16 polegadas e faróis e lanternas de LED. O pacote opcional Interactive (R$ 2.000) inclui rodas de 17 polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e retrovisores rebatíveis.
A versão Comfortline adiciona carregamento de celular por indução, modos de condução, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, ar-condicionado digital, retrovisores rebatíveis e rodas de 17 polegadas. Os pacotes opcionais incluem o Sky View II (R$ 7.360) com teto solar panorâmico e o Design View (R$ 2.990) com bancos parcialmente revestidos de couro.
A Highline substitui o motor 1.0 pelo 1.4 e acrescenta rack de teto prateado, bancos parcialmente revestidos de couro, retrovisor interno antiofuscante, sensor de chuva e estacionamento automático. Os pacotes opcionais ADAS (R$ 3.490) incluem alertas de ponto cego e de saída de faixa, pneus autosselantes, ou o pacote Bi-color (R$ 2.600), com rodas de 17 polegadas diamantadas, logotipos e retrovisores pintados de preto.
Apesar das expectativas, o T-Cross nacional não recebeu o sistema IQ.Light do modelo europeu. Este sistema de iluminação, presente no Brasil desde 2021 com o lançamento do Taos, ajusta automaticamente a faixa dos faróis e tem luzes de curva dinâmicas. A ausência dos faróis de neblina, presentes na versão Comfortline da linha 2024, é notável.
No design, o T-Cross 2025 apresenta um novo para-choque e grade dianteiros, com faróis redesenhados e conectados por uma barra cromada (exceto na versão 200 TSI). As lanternas traseiras agora são interligadas por uma faixa iluminada, trazendo um visual mais moderno. No interior, a versão Comfortline possui painel em dois tons e a Highline, com detalhes imitando fibra de carbono. O T-Cross brasileiro é maior que o europeu, com 2,65 m de entre-eixos e 4,21 m de comprimento.
Nos testes, a versão Highline mostrou bom desempenho com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, comparável ao Jeep Renegade 1.3 turbo. A posição de dirigir é alta e a suspensão é firme, mas confortável.
Em termos de consumo, o T-Cross 1.4 TSI 2025 tem médias de 8,1 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol, e 11,7 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro. A Volkswagen atribui a variação de consumo aos novos pneus Pirelli, que podem rodar mesmo furados, mas aumentam a resistência ao rolamento.
Ficha técnica
Especificação | Detalhe |
---|---|
Motor | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.4, 16V, turbo, injeção direta, flex |
Potência | 150 cv a 4.500 rpm |
Torque | 25,5 kgfm a 1.500 rpm |
Câmbio | Automático, 6 marchas e tração dianteira |
Direção | Elétrica |
Suspensão | Independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira) |
Freios | Discos ventilados (dianteiros) e discos sólidos (traseiros) |
Pneus | 205/55 R17 |
Tanque | 49 litros |
Peso | 1.305 kg |
Porta-malas | 420 litros |
Comprimento | 4,21 metros |
Largura | 1,76 metros |
Altura | 1,57 metros |
Entre-eixos | 2,65 metros |
Garantia | 3 anos |